O potro Journalism confirmou seu favoritismo e ganhou neste sábado, dia 17, o Preakness Stakes (G.1), disputado no hipódromo de Pimlico, em Baltimore, nos Estados Unidos. O mérito do campeão, e de seu jóquei Umberto Rispoli, foi protagonizar uma reta de chegada sensacional. Primeiro o filho de Curly e Mopotism, por Uncle Mo, avançou entre dois concorrentes quando tudo parecia perdido. Apesar do prejuízo sofrido, veio então sua atropelada sensacional sobre o ponteiro Gosger, conduzido por Luiz Saez.
O segundo colocado da prova foi Gosger, montaria de Luiz Saez, seguido por Sandman, com John Velazquez, na terceira posição, e, Gol Oriented, sob direção de Flavien Prat, na quarta colocação. O tempo do páreo, corrido sobre 1.900 metros, foi de 1'55"47, na pista de areia.

O jóquei Umberto Rispoli é o primeiro italiano a montar um ganhador do Preakness e de uma prova da Tríplice Coroa norte-americana. Aos 36 anos, ele nasceu na cidade de Macerata, região central da Itália, e começou a montar em Varese. Depois mudou-se e foi trabalhar nos turfes francês e asiático (Hong Kong), até chegar, no final de 2019, a Califórnia.

Treinado por Michael W. McCarty, Journalism foi criado no Kentucky por Don Alberto Corporation - braço norte americano do tradicional haras chileno Don Alberto, pertencente à empresária Liliana Solari (Grupo Falabella). Hoje, essa criadora é uma das titulares do condomínio formado por Eclipse Thoughbread, Bridlewood Farm, Robert Lapenta.

Há duas semanas, Journalism havia corrido o Kentucky Derby (G.1), primeira prova da Tríplice Coroa norte-americana, em Churchill Downs. Também na condição de força do páreo, perdeu para Sovereignty, da Godolphin Farm, sendo que este potro foi poupado da disputa do Preakness, etapa intermediária da Tríplice Coroa.

15122025073403.jpg)


